Vendedores

Vendedores

26 Jul 2019

Entrando como vendedor

A parte do login continua a mesma





A única diferença é que no campo “tipo de usuário” você tem que selecionar a opção “vendedor” ou “seller”
. Após receber o e-mail de confirmação você será direcionado para a página de perfil:



Essa página pode ser personalizada com uma foto sua, dando um toque mais pessoal ao perfil.
Após adicionar suas informações pessoais será necessário abrir uma loja, onde seus serviços serão comercializados. O passo a passo é simples, basta clicar em cima de seu nome de usuário:





Uma aba indicará as opções de cadastro, então você deve clicar em “minha loja”.

Recomendamos que, antes de começar este passo, você tenha os seguintes arquivos e informações disponíveis:

• Nome da loja – esse é o nome que vai aparecer para o cliente. Se você já tem uma marca pode utilizar o mesmo nome. No exemplo utilizado nesse tutorial a marca é “Mi Cozinha”.

• Endereço da loja – isto é importante, pois parte do algoritmo utiliza a localização indicada nesse campo para direcionar clientes para você.

• Número do telefone da loja.

• Descrição da loja – aqui você deve inserir uma breve descrição do tipo de serviços oferecido (você pode estar se perguntando “mas e se eu faço mais que uma coisa?” Não tem problema, você pode descrever aqui todas as habilidades oferecidas. Lembre-se de utilizar palavras chave, pois isso facilita a busca no aplicativo.

• Hora de início loja – este é o horário em que você pode começar a atender seus clientes. Digamos que você tenha uma outra ocupação, das 8:00 às 18:00, então o seu horário de atendimento seria a partir das 19:00.

• Hora de fim loja – sim, as vezes você precisa descansar e não quer ser perturbado depois de certo horário, então aqui você pode limitar seu horário de disponibilidade.

• Foto de capa da loja – a foto tem que ser de até 1400px /300px. Veja abaixo como fazer isto:





No paint tem um botão chamado “redimensionar”. Você abre sua foto de capa e vê se ela atende às recomendações de tamanho solicitadas. Caso não atenda você pode ajustar a dimensão. A sugestão para não perder a proporcionalidade é: reduza o menor valor ao mínimo solicitado pelo site (neste caso 300 pixels) e o outro valor vai atualizar automaticamente, se o segundo valor estiver menor que 1400 pixels a foto é perfeita para ser inserida. O Paint é um programa gratuito, que está em todos os computadores.

• Shop profile photo / logo – esta é apenas a logo da sua loja, caso não tenha logo pode inserir alguma outra imagem, mas fique atento ao tamanho permitido.

• Advance Booking up to – seria uma data limite para o cliente mudar o pedido. No exemplo apresentado, no “Mi cozinha”, geralmente um dia antes da entrega a Mi compra sua matéria prima, ou seja, os clientes podem realizar pedidos antes deste limite sem acarretar prejuízos ou falta de suprimentos. Você deve levar em conta quanto tempo precisa para se organizar até entregar seu serviço, com a qualidade desejada, ao seu consumidor final.

• Allowed Booking per hour/ quantidade de agendamentos por hora – vejamos um exemplo: se você é um personal trainer você não conseguiria atender duas pessoas, na mesma hora, em dois locais diferentes – eu acho, mas se você conseguir entre em contato comigo para que a gente reescreva as leis da Física!.

• Tax/ impostos – bom, não vou entrar no mérito do nosso governo atual, mas o ideal é que todos paguem impostos. Como em nosso país tem muita flexibilidade, se você tem uma empresa tipo MEI, você paga um imposto de forma mensal, se você for um autônomo você não paga imposto (vou escrever outro tutorial sobre autônomos). Se você já é Simples tem outra tributação, então, neste campo, você colocaria quanto de imposto deve ser pago.

• Shop working days/ Dias de trabalho – aqui você marca em que dias da semana sua loja trabalha. Tem gente que acha o final de semana sagrado, outros tem um futebol com os amigos todas as sextas a noite, então fica livre você marcar os dias mais convenientes para você!

• Shopping registration document – este campo é onde você coloca um documento para registro. Explicando melhor: se você é uma empresa que limpa janelas do lado de fora dos prédios, a constituição brasileira exige que você tenha uma empresa aberta e que seus funcionários tenham curso de nr 35 de trabalho em altura, então neste campo você colocaria uma foto do alvará com os certificados da nr35. As fotos podem ser coladas em um editor de texto e depois salvas em pdf, dessa forma você anexa um documento na plataforma. Se no seu caso o registro é para fazer um trabalho de autônomo simples, uma foto da identidade ou carteira de motorista basta, entretanto, dependendo do serviço que você vai executar, uma foto da carteira de registro profissional, tipo crea, crm, etc. garante maior credibilidade ao seu serviço.





Pronto, após seguir esses passos a sua loja esta criada!





Agora, com sua loja criada, você precisa por os produtos na prateleira. Como estamos falando de prestadores de serviço, será necessário adicionar serviços a serem executados. Veja como fazer isto:





O botão “edit serviços” vai levar você para uma janela para adicionar os serviços





O primeiro campo é o nome do serviço que você está oferecendo, classificado por categoria





Pode acontecer de você estar tentando colocar um serviço que não exista ainda, como neste caso do exemplo, seria o serviço de “marmitas”

Se por ventura isto acontecer, você pode enviar um e-mail para:
suporte@geitinho.com
nos dizendo que tipo de serviço você deseja que o site possua, e em pouquíssimo tempo este serviço será inserido no site (se você quiser ajudar ainda mais, nos mande uma imagem de 300X300 pixel que representaria melhor este serviço, pode ser da sua galeria pessoal mesmo!). Agora sim podemos avançar e criar nosso primeiro serviço





No campo “nome do serviço” é só escolher um dos serviços no Dropbox

Em moeda, se você estiver no Brasil, escolha brl, em outros países utilize a moeda corrente.

Preço: bom, quanto ao preço em breve iremos lançar um tutorial específico, mas a pergunta válida seria: “quanto vale o seu tempo?” Pois no fim das contas é isto que estão comprando, então reflita sobre quando gostaria de cobrar para prestar seu serviço.

Não esqueça de levar em conta fatores como: matéria prima, depreciação do equipamento, acabamento, embalagem etc.

Vamos a um caso simples para explicar: você decidiu prestar o serviço de lavar roupas.

O seu preço deveria ser formado pela equação preço = custo energia elétrica da máquina + custo da água da máquina + custo dos insumos + taxa de entrega + embalagem (você não vai entregar a roupa no mesmo cesto que veio, vai colocar em um sacolinha para agregar valor, né?) + taxa de depreciação do equipamento + o seu lucro + impostos.

Este é o valor do seu serviço. Dentro do Geitinho existem algoritmos especiais que vão fazer uma média de preço dos serviços similares e os preços fora da curva para menos serão advertidos, para que sejam atualizados. Por quê? Porque queremos que os clientes briguem pela qualidade do serviço prestado, pense bem, na hora de fazer uma cirurgia você procura o médico mais barato ou o médico com mais recomendações? E porque o Geitinho não vai excluir os preços fora do média para cima? Bom, se alguém está cobrando muito mais caros que o concorrente e o pessoal continua comprando temos um caso clássico de “pagar pela Excelência”, é e isto que vocês devem buscar.

Próximo tópico: o tempo em horas

Vamos tomar como exemplo o serviço de diarista. Digamos que para limpar uma casa o profissional demore 8h, seria este o valor que você deveria inserir aqui

Descrição do serviço: esta é muito importante, e você descrever o que o seu cliente está comprando. Neste caso da figura o cliente está comprando refeições para o mês inteiro, com 4 entregas durante o mês.


Agora que já adicionamos o serviço que queremos, vamos até a vitrine para incluir as fotos de nossos serviços





Ok, ainda não aparecem na sua loja as fotos que você colocou (estamos trabalhando para arrumar isto) mas se você der um logout e procurar o seu serviço vai ver a loja desta maneira:





Ela contém os serviços, seu perfil, avaliações e a galeria que você acabou de postar Se você está em dúvida sobre como o cliente vai navegar pelo site você pode acessar o tutorial do cliente por este link: Cliente


Para finalizar temos os outros itens do menu





Meus agendamentos: aqui ficam sinalizados os pedidos que você fez (sim, você também pode comprar serviços)

Minhas Mensagens: quando algum cliente quiser falar com você ele utilizará esse canal

Meus pedidos: são os pedidos que foram fechados com você

Meus trabalhos: este menu se refere a trabalhos especiais que nós do Geitinho não conseguimos prever, neste caso os trabalhos são de livre concorrência

A mais informações sobre isto no tutorial do cliente

Minha loja: você pode editar a sua loja

Meus serviços: aqui serviços podem ser inclusos ou deletados

Carteira: é o histórico das transações feitas pelo site

Sair: não se preocupe, você não vai utilizar este botão

E considerações finais

Porque utilizar o Geitinho?

Eu faço outra pergunta: já levou um calote? Ou já teve um produto que ficou encalhado por muito tempo e ninguém sabia que você tinha, então quando você finalmente desencalhou apareceu um monte de gente falando que queria comprar isto de você? Já viveu casos em que algum conhecido te pediu por algum serviço e você ficou sem graça de cobrar?

Para resolver todos estes problemas é que criamos o Geitinho. O objetivo do Geitinho é dar uma segurança para o autônomo ou o microempreendedor individual de comercializar os seu serviços, sem riscos de depois de se empenhar um monte para fazer um serviço ir descontar o cheque e descobrir que ele é sem fundo, ou o vizinho que dia sim dia não pede para você trocar uma lâmpada, pneu, arrumar um eletrodoméstico, fazer um “desenhinho” no autocad, etc. (a parte ruim de ser engenheiro) e você não tem coragem de cobrar. Ou de divulgar um banco feito de pallets que virava uma mesa, que todo mundo achava lindo, mais ninguém quis comprar até que eu transformei ele em lenha para lareira, ai todo mundo começou a falar: “porque você não vendeu para mim? Eu queria”...

É por isto que estamos aqui! Caso tenho dúvidas ou sugestões, estamos aqui para te ouvir.

suporte@geitinho.com

Vamos dar um Geitinho nesta crise!